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5 passos para quem quer começar a criar um curso online

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Guia de conteúdo

A pandemia do coronavírus impulsionou o consumo dos cursos online como forma de aprimorar conhecimentos e complementar a renda. Um estudo do Sebrae, por exemplo, constatou que 1.7 milhões de brasileiros buscaram por cursos virtuais de empreendedorismo nos últimos meses.

Por outro lado, o mercado de infoprodutos também se tornou uma nova fonte de renda para professores, tutores ou qualquer tipo de pessoa que tenha um conhecimento a transmitir para outra. 

Afinal, sempre existe alguém que sabe menos que a gente em um determinado assunto, não é mesmo? 

Além disso, as formas de se criar autoridade on-line com um curso online se tornam ainda maiores quando se é planejado e construído de forma estratégica. 

Pensando nisso, separamos cinco passos essenciais para começar o seu curso on-line com o pé direito e gerar resultados, confira:

Escolher um assunto que tenha facilidade

Para ensinar, antes é preciso dominar um assunto. Existem diferentes níveis de conhecimento e sempre existe alguém em um nível abaixo, por isso, é importante escolher o que você deseja ensinar e separar em categorias: básico, avançado e intermediário, por exemplo. Seja qual for o tema que você tenha facilidade, é possível elaborar um curso online e encontrar pessoas interessadas, desde crochê até negócios.

Pesquisar o mercado

Entender o nicho de mercado no qual o seu curso será estabelecido é essencial para posicionar e compreender como os concorrentes trabalham. Para isso, é preciso fazer uma pesquisa entre outros cursos do mesmo tema em diferentes plataformas e conhecer os produtores e influenciadores do ramo para mapear os seus diferenciais e construir os porquês de um futuro aluno te escolher.

Definir uma plataforma de distribuição

Uma boa plataforma de publicação e distribuição é essencial para obter bons ganhos e boas margens de lucro com um curso on-line. Para isso, é preciso pesquisar as funcionalidades, taxas, planos de pagamento e claro, a popularidade. Algumas plataformas conseguem angariar mais usuários que outras, cobrando taxas menores, como é o exemplo da BlitzPay, uma boa escolha para quem é iniciante ou para quem já produz e procura mais facilidade.

Fazer um bom plano de marketing

Um bom produtor não pensa somente no conteúdo do seu curso. Apesar de ser um dos pontos mais importantes, é preciso também elaborar um plano efetivo de marketing para fortalecer a autoridade do professor, seja ele um influenciador ou uma pessoa que está iniciando no mercado digital. Para isso, é necessário pensar de quais formas o curso será divulgado, para quais pessoas e de que forma essa informação será comunicada ao público-alvo. Uma dica importante: com os dados de pesquisa de mercado em mãos, esse trabalho pode ser bem mais fácil.

Fornecer um bom suporte

Um curso de qualidade, além de bons ensinamentos, também oferece um bom suporte para eventuais dúvidas dos alunos, de forma rápida e efetiva. 

Por isso, ter um bom suporte antes, durante e depois da venda é indispensável para qualquer produtor que deseje prosperar no mercado dos cursos digitais.

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